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Pilates pode ser grande aliado na prática do CrossFit

Pilates pode ser grande aliado na prática do CrossFit

Prática conjunta das duas modalidades previne lesões e melhora condicionamento

Em alta no Brasil, o CrossFit se tornou nos últimos anos uma das modalidades preferidas para quem quer fugir da rotina da academia. A modalidade possui uma exigência física muito grande e conta com atividades movimentadas onde os praticantes conseguem perder peso e ganhar massa muscular além de melhorarem o condicionamento físico e a qualidade de vida.

Um pouco mais conhecido dos brasileiros, o pilates atua no alongamento de diversas partes do corpo além de trabalhar o fortalecimento de musculaturas mais profundas. Sendo assim, o pilates vem surgindo como grande aliado dos praticantes de CrossFit que buscam a modalidade para a prevenção de lesões e para trabalhar aspectos da respiração. Além desses fatores, o pilates é referência na correção postural, ponto importante para a realização correta de exercícios no CrossFit.

“Por ser uma atividade que exige muito esforço físico e existirem movimentos onde o praticante precisa de muita mobilidade articular como nos exercícios de ginástica olímpica, o CrossFit necessita que o aluno adquira boa flexibilidade e uma consciência corporal grande e isso ele melhora com a prática do pilates”, comenta Ricardo Ros Filho, coach da CrossFit Ribeirão.

O pilates não trabalha com a hipertrofia (o crescimento de músculos) o único peso usado pelos seus praticantes é o do próprio corpo ou da tensão gerada por elásticos ou molas dos aparelhos. A alteração de modalidades durante a semana é um fator ideal para dar ao corpo um descanso dos exercícios mais pesados do CrossFit.

Para Aline Guedes Biagi, instrutora de pilates, a prática pode trazer outros benefícios além do fortalecimento localizado de músculos importantes para o CrossFit. “O pilates é uma modalidade que trabalha o corpo como um todo. Uma parte importante para os praticantes de CrossFit é a mobilidade articular que o pilates desenvolve, com o aumento da mobilidade, os atletas conseguem melhorar a amplitude de movimento e aprimorar a técnica dos exercícios do Crossfit.”, comenta Aline.

Sobre o CrossFit: é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente do grau de condicionamento físico, idade ou sexo. Gera uma maior otimização de todas as capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.